Empreendedorismo é instrumento para uma sociedade mais igualitária

Empreendedorismo

Por Sebrae RioConteúdo de responsabilidade do anuncianteTamanho do textoAAAhttps://audio10.audima.co/iframe-later-thin-magazine-audima.html?skin=thin-magazine&statistic=true&clientAlias=

Criar um micro ou pequeno empreendimento não é apenas um passo para entrar no mundo dos negócios. É um instrumento de redução das desigualdades, de defesa do meio ambiente, de atenção às populações vulneráveis e de alternativas para as mulheres.

Esse propósito de transformar dificuldades em oportunidades inspirou a criação da Comunidade Sebrae, que atua na região metropolitana e no interior do Estado do Rio. Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, serão entre 4.500 e 5 mil atendimentos em 2021.

— Entendemos o empreendedorismo como forma de inclusão produtiva das minorias. O empreendedorismo tem uma potência muito forte de transformação. Na Comunidade Sebrae, nós trazemos empreendedores, sejam escolarizados, tecnológicos, com alto poder aquisitivo, sejam aqueles da base da pirâmide, para, por meio de negócios, apresentarem soluções para os problemas da sociedade — afirma a coordenadora da Comunidade Sebrae no Rio de Janeiro, Carla Teixeira Panisset.

Um dos grupos atendidos pela Comunidade Sebrae são beneficiários do programa Bolsa Família:

— Temos projetos para pessoas bem vulneráveis, com nível de escolaridade baixo, como uma ferramenta de superação de pobreza. Com a mudança do mercado de trabalho, a transformação digital, sobretudo com a pandemia, há um enorme contingente de pessoas que não vão ter uma carteira assinada, mas irão gerar renda pelo empreendedorismo. Por isso é importante que, por mais simples que seja a atividade, seja bem gerida.

Top Empreendedor

O Top Empreendedor é um programa de aceleração para microempreendedores individuais das favelas do Rio. Eles são inspirados e orientados a dar dinamismo às atividades, aumentar o faturamento, melhorar a gestão, descobrir novos fornecedores, reduzir custos e avançar nos meios digitais.

Ricardo de Oliveira abriu há três anos o bar e lanchonete Skinna do Sabor, na comunidade da Serrinha, Zona Norte do Rio. Com a pandemia, viu a clientela muito reduzida e, no Top Empreendedor, está desenvolvendo nova comunicação nas redes sociais, loja virtual, e também passou a organizar melhor as finanças. Às segundas-feiras, tem aula on-line com outros empreendedores. Às quintas-feiras, é atendido em uma consultoria individual.

— Com a ajuda do Sebrae tomamos um rumo novo. Abri meu negócio meio na intuição, apostando que ia dar certo. Mas, se você não tiver uma ajuda, acaba quebrando. Você vê o movimento de dinheiro, acha que dá para gastar tudo que entrou, mas nem tudo que você ganha que é o lucro. Também aprendi muito sobre marketing digital. Com as ferramentas que eles me indicaram estou recuperando a clientela de novo — conta Oliveira.

Sebrae Delas

Já o Sebrae Delas busca soluções para obstáculos às mulheres empreendedoras como dupla jornada, estereótipo em relação ao trabalho feminino e dificuldades de formar uma rede de relacionamento empresarial.

— O Sebrae Delas é voltado para habilidades empreendedoras. Nós até ensinamos a formar preço, mas estamos mais preocupadas em falar sobre habilidade de comunicação para negociar, autoconhecimento e formação de rede de networking. E nós focamos também na questão dos direitos humanos. Inserimos palestras, por exemplo, sobre a Lei Maria da Penha. Estamos preocupadas em ter negócios fortalecidos e pessoas realizadas com suas atividades — destaca Carla.

Outra linha de atuação da Comunidade Sebrae é a aceleração de iniciativas de impacto social e ambiental. Com suporte do Sebrae, empreendedores já desenvolveram soluções, por exemplo, para aumentar o rastreamento de mosquitos da dengue e para fabricação de bolsas com material descartado, como redes de pesca.

— As pessoas têm cada vez mais precisado do empreendedorismo enquanto forma de geração de renda, pois o nível de informalidade cresceu muito no mercado de trabalho e isso empurra as pessoas para a atividade empreendedora. E, quando elas estão lá, querem saber como melhorar, como ganhar mais e como empreender — diz a coordenadora da Comunidade Sebrae.

Conheça as iniciativas do Sebrae Rio em sebraerj.com.br/parceria

Ou nas redes sociais: facebook.com/sebraerj/ e instagram.com/sebraerj

Fonte: extra.globo.com

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *