Rede de Museus-Casas Literários realiza programação para o Setembro Azul

Cultura

Mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira é marcado por atividades inclusivas como a narração de histórias com o Grupo Êba!

No mês dedicado às reflexões a respeito da cultura e da identidade surdas, os museus Casa das RosasCasa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade promovem atividades gratuitas e acessíveis em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os museus são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poiesis.

No dia 19 de setembro, domingo, às 15h, será realizada a narração da história João esperto leva o presente certo em formato bilíngue (em português e Libras) pelo gRUPO êBA!. Durante a contação, o público também poderá interagir com as artistas e aprender alguns sinais por meio de brincadeiras lúdicas e educativas. A história é baseada no livro de Candace Fleming e será transmitida pelo YouTube da Casa das Rosas.

Nas páginas de Instagram dos Museus, serão exibidos vídeos que abordarão a História da Libras e do ensino para surdos no país. O conteúdo será disponibilizado nas páginas da Casa das Rosas no dia 22 de setembro, da Casa Mário de Andrade no dia 23 de setembro e na da Casa Guilherme de Almeida no dia 24 de setembro, sempre às 16h30.

SERVIÇO

ATIVIDADE INFANTIL

HISTÓRIAS NA PALMA DA MÃO: JOÃO ESPERTO LEVA O PRESENTE CERTO

Com Grupo Êba!

Domingo, 19 de setembro, às 15h

Plataforma: YouTube da Casa das Rosas

HISTÓRIA DA LIBRAS E DO ENSINO PARA SURDOS NO PAÍS

Vídeo
Casa das Rosas

Quarta-feira, 22 de setembro, às 16h30

O vídeo será disponibilizado na página da Casa das Rosas do Instagram.

Vídeo

Casa Mário de Andrade

Quinta-feira, 23 de setembro, às 16h30

O vídeo será disponibilizado na página da Casa Mário de Andrade do Instagram.

Vídeo

Casa Guilherme de Almeida

Quinta-feira, 24 de setembro, às 16h30

O vídeo será disponibilizado na página da Casa Guilherme de Almeida do Instagram.

SOBRE A CASA DAS ROSAS

A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.

SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA

Inaugurada em 1979, a Casa Guilherme de Almeida, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis, está instalada na residência onde viveu o poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte oferecidas ao poeta pelos principais artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Emiliano Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. Hoje, o museu oferece uma série de atividades gratuitas relacionadas a todas as áreas de atuação de Guilherme de Almeida, da literatura traduzida ao cinema, passando pelo jornalismo e pelo teatro. Trata-se da primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país.

SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE

A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.

SOBRE A POIESIS

A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

Governo do Estado de São Paulo

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *