Conheça os cinco aspectos mais relevantes para que os supermercadistas tenham melhores resultados este ano

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O ano de 2020 acelerou a evolução do modelo de negócio dos supermercados, das pequenas mercearias de bairro até as grandes redes do varejo. Para que os supermercadistas possam se preparar para um ano novo melhor em relação aos negócios, separamos as principais tendências que os supermercadistas precisam considerar para terem sucesso na busca por seus objetivos em 2021.

Vendas online

Certamente esta é uma característica das lojas que muitos empresários tiveram que acelerar durante a pandemia e o isolamento social. Até mesmo quando tudo voltar ao normal, este comportamento será mantido por diferentes perfis de consumidor. O destaque fica por conta da oferta de um serviço de delivery para os consumidores, assim como o formato “take away”, que consiste no seguinte modelo: o cliente faz o pedido online e retira na loja.

Aplicativos

Outra tendência que os donos de supermercados precisam acompanhar é a criação de aplicativos proprietários. Cada vez mais consumidores, dos mais jovens aos mais velhos, aderem a este tipo de experiência digital, seja para fazer a primeira compra ou para manter o hábito de realizá-la pela internet. Uma das vantagens dos aplicativos próprios é poder criar promoções específicas, ações de fidelidade, além de eliminar as taxas cobradas pelos marketplaces, como o Rappi e o iFood, por exemplo.

Marketing Sensorial

Em 2021, os consumidores esperam que os supermercados ofereçam experiências sensoriais, que aguçem os sentidos das pessoas durante a experiência de compra. Também conhecido como “Marketing Sensorial”, trata-se de estratégias que envolvem ações de merchandising com degustação, por exemplo. Cada vez mais empresas supermercadistas usam aromatizantes de ambiente no setor de  hortifrúti, com perfume de frutas frescas para motivar o consumidor. Outra tendência sensorial para este ano é a rádio interna nas lojas, com playlists personalizadas e voltadas para a experiência de compra. Lembre-se que as rádios convencionais veiculam anúncios de diferentes empresas, dentre elas pode estar um concorrente direto do seu negócio.

Carrinho de compras

Uma forma de rentabilizar ainda mais a operação dos supermercados é usar os carrinhos de compra como plataforma de propaganda. Este ano a tendência para o maior símbolo do varejo é que ele possa ser usado como espaço publicitário com as ofertas do dia, por exemplo. Assim, o consumidor conhece os produtos em promoção, o que aumenta as chances de serem incluídos nas compras, aumentando o ticket médio da sua loja.

Canais integrados (omnichannel)

Oferecer diferentes canais para que os clientes escolham como comprar seus itens é outro fator determinante para as lojas supermercadistas, porém estes pontos de venda precisam estar conectados uns com os outros. Com uma plataforma omnichannel, onde os canais de contato com o cliente se complementam, o atendimento é feito de maneira padrão.

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