O que o seu jeans deixa para trás?

Bem estar e Saúde

Já parou para pensar como o seu jeans favorito pode impactar o meio ambiente?

Grande parte dos jeans no modelo skinny contém uma mistura de algodão, poliéster e elastano, que virou “febre” entre as fabricantes pela capacidade de gerar o efeito de uma calça colada no corpo. Porém, a introdução de fibras sintéticas no denim não leva em consideração o impacto que elas podem gerar no meio ambiente quando peças são descartadas.

A empresa Waste ED fez uma experiência intitulada “The Plastic Left by Jeans” (O Plástico Deixado pelo Jeans, em tradução livre), onde enterrou um jeans com algodão/poliéster/elastano por um ano para ver o que sobrava. O resultado foi, no mínimo, assustador.

A fibra do algodão se decompôs no solo, sobrando apenas as fibras sintéticas. Plástico, que não vão deixar a Terra tão cedo.

O plástico não é biodegradável, em vez disso, se decompõe em microplásticos que acabam em quase todo lugar. Peças de vestuário 100% sintéticas, contudo, não precisam ter um destino não desolador, podendo ser cortadas, desfibradas, derretidas e transformadas em coisas novas. Inclusive, em termos de reciclagem, são melhores do que roupas de algodão/poliéster.

O consumidor pode encarar como uma razão para escolher melhor o tipo de composição que busca em suas peças, podendo escolher roupas feitas de fibras naturais ou artificiais, como viscose feita de madeira. Já a indústria deve encarar o experimento como um alerta de que, mesmo mudando sua relação com o ambiente nos últimos anos, ainda tem um longo caminho a percorrer rumo à sustentabilidade.

Fonte: guiajeanswear.com.br

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *