Tem receio das moedas digitais? Veja porque essemeio de pagamento vai crescer em 2021!

Tecnologia

Por Cássio Rosas *  

Hoje, quando a pessoa vai passar determinado produto no caixa, é comum ouvir a expressão “dinheiro ou cartão?” do funcionário da loja. Os dois meios de pagamentos dominam a preferência do consumidor brasileiro na hora de pagar por algum item ou serviço. Afinal, eles já estão inseridos na cultura e na história das pessoas. Contudo, em 2021, uma nova opção deve surgir e ganhar espaço no varejo nacional: as moedas digitais. Após mais de uma década do surgimento do bitcoin, esse universo finalmente ganhou corpo com o avanço da tecnologia e começou a entrar em diferentes segmentos. Assim, os clientes terão que se acostumar à pergunta “dinheiro, cartão ou moeda digital?” nos próximos meses! Veja quatro motivos que explicam o crescimento desse modelo:   

1 – Estímulo oficial em diversos países  

As moedas digitais surgiram como alternativas aos meios de pagamentos tradicionais, levando a agilidade e a melhor experiência do mundo digital a esse segmento financeiro. Da mesma forma que toda novidade que busca romper com algo estabelecido, esse modelo era visto como algo marginal e até perigoso. Felizmente, esse preconceito ficou para trás e, atualmente, as moedas digitais estão entre as principais tendências em vários países, inclusive na esfera governamental. Rússia, Coreia do Sul e Japão são exemplos de nações que buscam regulamentar uma moeda digital própria em seus territórios. No Brasil, um primeiro passo importante foi dado com a adesão do PIX no fim de 2020, facilitando transferências digitais.  

2 – Comportamento cada vez mais digital 

A pandemia de covid-19 em 2020 acelerou um movimento já perceptível na sociedade. As pessoas estão cada vez mais digitais, isto é, utilizam plataformas tecnológicas para quase tudo em suas vidas, como compras, relacionamentos, entretenimento, entre outros. Dessa forma, os meios de pagamentos precisam acompanhar a tendência, oferecendo soluções que realmente façam a diferença para os consumidores. Assim, as moedas digitais tornam-se opções interessantes tanto para lojas virtuais quanto físicas.  

3 – Popularização em diferentes setores  

Até pouco tempo atrás, falar de moeda digital era praticamente sinônimo de bitcoin. Por ser a primeira desse universo, ela ganhou destaque no noticiário, mas nem sempre de forma positiva. Mas, como citado, o preconceito ficou para trás e, pouco a pouco, mais setores estão descobrindo as vantagens dessa ferramenta não só como na experiência de compra, mas como iniciativa de marketing. Farmácias, supermercados e lojas de departamentos começam a desenvolver projetos com suas moedas digitais próprias para engajar o consumidor.  

4 – Presente no dia a dia  

Essa popularização entre os setores leva ao quarto tópico, que mostra como as moedas digitais estarão em alta em 2021. Afinal, diferentemente de anos anteriores, esse meio de pagamento finalmente começa a fazer parte do dia a dia das pessoas, estando presente na “economia real”, ou seja, aquela praticada na compra do supermercado, farmácia, padaria, açougue, etc. O recurso deixou de ser um conceito ainda distante debatido exclusivamente no ambiente tecnológico para ser ferramenta comum a uma parcela cada vez maior da população.  

*Cássio Rosas é head de Marketing e Estratégia da WiBX, utility token que promove um programa de fidelização entre varejistas e consumidores por meio de moedas digitais – e-mail: wibx@nbpress.com 

Sobre a WiBX 

Criada pela startup Wiboo, a WiBX é um utility token de usabilidade em massa que promove um programa de fidelização entre varejistas e consumidores por meio das moedas digitais. Em sua plataforma, as empresas criam um ambiente on-line para divulgarem anúncios de seus produtos e serviços, permitindo que os usuários possam compartilhá-los em suas redes sociais. Dessa forma, a cada engajamento eles ganham moedas digitais para trocarem por produtos na plataforma ou até para negociarem em exchanges de moedas digitais. A WiBX é a primeira moeda digital nacional a ser listada no Mercado Bitcoin, a maior exchange da América Latina, e o primeiro token nacional voltado ao varejo e presente na economia real e no dia a dia das pessoas. Para mais informações, acesse: https://www.wibx.io/ 

Please follow and like us:
0
20
Pin Share20

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *